dança africana
sexta-feira, 31 de maio de 2013
quinta-feira, 30 de maio de 2013
A África é o lar de inumeráveis tribos ou grupos étnicos , alguns dos quais representando populações muito grandes, consistindo de milhões de pessoas; outras são grupos menores, de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 70 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem outras mas nao é feio anao do geraldoculturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana.
Uma pequena amostra destes grupos étnicos inclui os Afar, Éwés, Amhara, Árabes,Ashantis, Bacongos, Bambaras, Bembas, Berberes, Bobos, Bubis, Bosquímanos, Chewas,Dogons, Fangs, Fons, Fulas, Hútus, Ibos, Iorubásg6, Kykuyus, Masais, Mandingos,Pigmeus, Samburus, Senufos, Tuaregues, Tútsis, Wolofes e Zulus.
domingo, 26 de maio de 2013
Dentre os negros que vieram escravizados para o Brasil, grande parte eram provenientes dos sudaneses e bantos. Os sudaneses eram os iorubas, os gêges, os minas e os fanti; os bantos eram os angolas, os benguelas, os congos e os moçambiques.
Os sudaneses foram levados para a Bahia, e os bantos para o Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Amazonas. Os africanos trazidos para o Brasil possuíam uma religião politeísta que logo impregnou-se de cristianismo.
A mistura de devoção gerou o sincretismo religioso, quando uma imagem de santos católicos representava os santos africanos. Africanos de origem islâmica como os fulas e os mandes também foram trazidos para o Brasil e apresentavam uma religiosidade em Alá e Mariama.
A língua portuguesa falada no Brasil recebeu fortes influências africanas, termos como batuque, moleque, benze, macumba. catinga, e muitos outros passaram a ser usados no país.
No folclore são de origem africana as danças de cateretê, jongo e o samba; e instrumentos musicais como o atabaque, a cuíca, a marimba e o berimbau.
Bibliografia:
Por Fernando Rebouças
http://www.infoescola.com/historia/cultura-africana-no-brasil/
Assinar:
Postagens (Atom)